Sinprosasco: Nota de Repúdio Contra Declarações Xenofóbicas do Governador de MG, Romeu Zema

Nota de Repúdio Contra Declarações Xenofóbicas do Governador de MG, Romeu Zema

O Sinprosasco vem a público expressar seu mais veemente repúdio diante das declarações xenofóbicas proferidas pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Partido Novo. As palavras do governador, que defendeu maior protagonismo político das regiões Sul e Sudeste do Brasil contra o Norte e Nordeste, são não apenas inaceitáveis, mas também extremamente prejudiciais à unidade e diversidade nacional e ao respeito mútuo entre os cidadãos de todas as partes do país.

Tais declarações, que têm clara conotação preconceituosa e intolerante, apenas fomentam divisões e ressentimentos entre os brasileiros, contrariando os princípios de solidariedade e coexistência que deveriam nortear uma sociedade plural e democrática. O Brasil é uma nação construída sobre a diversidade de culturas, etnias e regiões, e é dever de todos promover a harmonia entre esses elementos.

Além disso, ao incentivar que as regiões Sul e Sudeste tenham maior protagonismo político, o governador Romeu Zema demonstra um completo desrespeito à Constituição Brasileira e ao sistema Federativo.

É alarmante constatar que o governador Zema, ao proferir tais declarações, se mostra como um expoente da extrema-direita no Brasil, uma vertente política que tem se notabilizado pelos discursos segregacionistas, intolerantes e antidemocráticos. É fundamental que a sociedade esteja vigilante e reaja energicamente a tais tendências, a fim de proteger os valores fundamentais de igualdade, diversidade e inclusão.

O Sinprosasco reitera seu compromisso com a defesa da unidade e da diversidade nacional e do respeito mútuo entre todos os brasileiros, independentemente de suas origens regionais, étnicas e raciais. Conclamamos as autoridades e os cidadãos conscientes a rejeitarem discursos separatistas e preconceituosos, e a trabalharem juntos pelo fortalecimento do Brasil como uma nação coesa, inclusiva e democrática.

Do Sinprosasco

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo