SinproSP: Outubro traz mais boas novas para professoras e professores do superior

Outubro começa com mais duas boas notícias para as professoras e os professores do Ensino Superior: os salários pagos até o dia 06 (quinto dia útil do mês, remuneração relativa a setembro) devem ser reajustados em 6,09% (considerando março de 2023); além disso, quem atua no segmento deve ainda receber, até o dia 15, a segunda parcela das diferenças relativas ao período março/22 a maio/23. Nesse caso, o valor pode variar, de acordo com a situação específica de cada instituição. É importante, assim, que as e os docentes continuem acessando e utilizando a calculadora desenvolvida pelo Sindicato (https://www.sinprosp.org.br/calculos/reajuste-ensino-superior2023), para conferir rigorosamente esses valores que têm a receber e, se for o caso, denunciar imediatamente as irregularidades (superior@sinprosp.org.br).

Ainda agora em outubro, tiveram início as negociações a respeito de duas pautas fundamentais para quem atua nas IES: a definição sobre o piso salarial e o regramento das aulas a distância nos cursos presenciais. As conversas deverão se estender por um período máximo de 90 dias, a contar da primeira reunião, realizada em 02/10.

Esse conjunto de boas notícias não acontece por acaso – é o resultado efetivo da estratégia de negociação e mobilização construída pelo Sindicato e também da organização e disposição de luta de professoras e professores; combinadas politicamente, as duas forças foram responsáveis por um movimento que não arredou pé dos princípios estabelecidos pela pauta aprovada pelas assembleias da categoria e que conseguiu, ao final de quinze longos meses, dobrar a intransigência dos conglomerados empresariais da Educação, garantindo uma significativa vitória para as e os docentes.

É por isso que o SinproSP quer estar sempre junto com você.

IMPORTANTE

Vale lembrar e reforçar que, seguindo rigorosamente o que determinam as convenções assinadas, a calculadora que ajuda a fazer as contas de eventuais diferenças de pagamentos já está também disponível para quem foi desligado ou desligada da instituição no período de março/22 a maio/23. Basta acessá-la, buscando os campos específicos. O SinproSP já encaminhou às IES a documentação das rescisões feitas no Sindicato e está avisando professoras e professores que se encontram nessa situação para que também entrem em contato com as instituições (prazo máximo de 60 dias, a partir de 21 de agosto), que terão então também 60 dias para efetuar os pagamentos, a partir da data em que receberem a comunicação. Leia mais aqui.

Do SinproSP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo