Sinteep Noroeste: Campanha Salarial 2024 – Sindicato participa de novas rodadas de negociações com sindicatos patronais

Negociações aconteceram nesta quinta-feira, 7, em Porto Alegre

Reprodução/Sinteep-Noroeste

Nesta quinta-feira, 7 de março, os sindicatos dos técnicos administrativos, incluindo o Sinteep Noroeste – RS, estiveram reunidos com os sindicatos patronais, em Porto Alegre, realizando novas rodadas de negociações salariais para 2024. O objetivo é renovar e trazer melhorias à Convenção Coletiva da Educação Básica, Educação Superior e Comunitárias.

Junto ao Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições Comunitárias de Educação Superior no Estado do Rio Grande do Sul – Sindiman, foi realizada a primeira reunião, onde o Coletivo dos Técnicos do RS entregou a pauta de reivindicações e aproveitou para fazer a defesa das cláusulas mais importantes, que tratam do piso salarial, do reajuste salarial e dos reflexos do reajuste em outras cláusulas da convenção. “Reiteramos que a partir deste ano os reajustes sejam aplicados respeitando a data-base, que é em março. É importante salientar que não só defendemos a manutenção das cláusulas existentes, como também tratamos da inclusão de novas”, explicou o coordenador geral do Sinteep Noroeste-RS, Eder Ocimar Schuinsekel.

No Sindicato do Ensino Privado – Sinepe/RS, aconteceu a segunda reunião de negociação da Educação Superior. Os representantes dos trabalhadores explanaram sobre todas as cláusulas e seus reflexos, sendo que foi dada ênfase aos reajustes salariais, do piso da categoria e do reembolso-creche. “Nós defendemos que os reajustes sejam feitos dentro deste mês de março, que é a data-base da categoria, e ainda reforçamos a manutenção de cláusulas da convenção. Debatemos, também, outra cláusula, que trata do plano de saúde”, observou o coordenador.

Na segunda reunião de negociação do Sinepe Educação Básica, foi assinado o aditivo de prorrogação da Convenção Coletiva. A próxima reunião está agendada para a próxima quinta-feira, dia 14 de março, também em Porto Alegre.

Na Câmara da Educação Básica, os representantes dos trabalhadores detalharam a proposta referente ao reajuste do piso e demais salários. Para o piso salarial, a proposta apresentada prevê um reajuste de 8,6%, passando dos atuais R$ 1.788,38 para R$ 1.942,18. Os negociadores reforçaram nesta mesa de negociação que a data-base, em março, deve ser também a data para o pagamento dos valores negociados nesta convenção. Para os demais salários, o reajuste reivindicado é a reposição integral do INPC acumulado nos últimos 12 meses e mais 2,15% de aumento real.

“Após esta segunda rodada no Sinepe/RS e a primeira rodada do Sindiman, os representantes dos trabalhadores entendem que foi um bom início de negociação para que possamos renovar as Convenções Coletivas de Trabalho, mesmo que os sindicatos patronais tenham antecipado que haverá dificuldade neste processo. Entendemos que o diálogo, a busca de caminhos e a vontade das duas partes em chegar a um consenso serão fundamentais para negociar as propostas encaminhadas aos sindicatos patronais”, completou Eder Schuinsekel.

A negociação seguirá na próxima semana, quando os debates sobre o reajuste salarial, valorização do piso e demais pontos, como o vale-alimentação, deverão ser retomados.

Do Sinteep Noroeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo