Trabalhadores protestam contra ‘farsa’ das audiências de Tarcísio sobre regras de privatização da Sabesp

Governador aprovou a autorização da concessão à iniciativa privada em 50 dias. E dá um mês para a população ler e entender 12 mil páginas e chancelar as regras para essa privatização

O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) realiza às 14h desta sexta-feira (23) a primeira das oito audiências públicas sobre as regras do contrato de concessão da Sabesp. Ou seja, como deverá funcionar a companhia de saneamento básico após a transferência de seu controle acionário do poder público à iniciativa privada.

No último dia 15, a gestão do governador bolsonarista deu um mês para a sociedade paulista se pronunciar sobre o tema. Na ocasião, abriu consulta pública e anunciou a agenda de audiências a serem realizadas em cima da hora (confira no final da reportagem). Esse processo de consulta ocorre a toque de caixa, tal como a tramitação do projeto que autoriza a privatização: apresentado em 17 de outubro, com uma série de irregularidades, foi aprovado em 6 de dezembro e sancionado menos de 48 horas depois.

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo (Sintaema) convocou protestos para os dias de audiências públicas. A entidade considera essas audiências “uma farsa” e por isso vai realizar protestos simultâneos. O objetivo é conscientizar a população sobre os impactos da privatização e as manobras do governo do estado para atingir esse objetivo — favorecer o setor privado em prejuízo dos paulistas, sobretudo os mais pobres.

“Estamos convocando trabalhadores e trabalhadoras, movimentos sindicais e sociais para denunciar essa manobra do governador. Nenhum trabalhador conseguirá estudar 12 mil páginas de um documento para em tão pouco tempo participar de audiência. O Sintaema vem denunciando a falta de transparência do processo de privatização que só tem por objetivo levar lucro para poucos e penalizar a população”, afirmou a direção do Sintaema.

Calendário de protestos contra a consulta de Tarcísio

23/2, às 14h, em São Paulo – Memorial da América Latina (Avenida Mário de Andrade , 664 – Barra Funda)

26/2, às 14h, em Santos – Rua 15 de Novembro, 137, centro

27/2, às 14h, em São José dos Campos – Av. Doutor Altino Bondesan, 500 – Distrito de Eugênio de Melo

29/2, às 14h, em Registro – Av. Wild José de Souza, 456 – Vila Tupy

5/3, às 14h, em Franca – Local a confirmar

7/3, às 14h, em Presidente Prudente – Local a confirmar

12/3, às 14h, em Lins – FATEC – Estrada Mário Covas Júnior, km 1 – Vila Guararapes

14/3, às 14h – Audiência virtual pelo YouTube da Semil SP

Rede Brasil Atual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo