Turquia não vai aderir a sanções ocidentais contra a Rússia

"Acreditamos que as sanções não resolverão o problema", destacou Mevlut Cavusoglu

A Turquia não aderirá às sanções que alguns países ocidentais impuseram à Rússia sobre a operação especial na Ucrânia, disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, em um fórum diplomático em Antália no domingo.

“Acreditamos que as sanções não resolverão o problema”, disse ele quando questionado sobre a posição da Turquia em relação às sanções contra a Rússia. “Tome o espaço aéreo. De acordo com a Convenção de Montreux, não temos poder para fechá-lo. Isso é uma obrigação legal.”

Enquanto isso, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse à margem do fórum diplomático que a aliança espera que todos os seus membros imponham restrições a Moscou.

O presidente russo, Vladimir Putin, em 24 de fevereiro, lançou uma operação militar especial na Ucrânia após um pedido de assistência dos líderes das repúblicas de Donbass. Ele disse que Moscou não tem planos para a ocupação de territórios ucranianos. Os Estados Unidos, a União Europeia, o Reino Unido e vários outros países disseram que estão introduzindo sanções contra pessoas jurídicas e pessoas físicas russas.

A Turquia disse repetidamente que não tinha intenção de aderir a sanções contra a Rússia para não prejudicar sua própria economia e manter a porta aberta para um diálogo com a Rússia.

Tass Agência de Notícias Russa

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo