Centenário de Paulo Freire: Campanha faz série de entrevistas com pensadores sobre vida e obra do educador

Ouça a série no Eduquê, podcast produzido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e o podcast internacional FreshEd, de Will Brehm

Para celebrar o centenário de Paulo Freire, que acontece no dia 19 de setembro, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação veicula em seu podcast, Eduquê, uma série de quatro episódios com entrevistas com educadores especializados na vida e na obra de um dos maiores pensadores da educação do Brasil e do mundo.

O podcast Eduquê, que é produzido pela Campanha em parceria com o podcast internacional FreshEd, do professor da University College London, Will Brehm, mostrará ao longo do mês quatro facetas do pedagogo recifense (veja-as abaixo) de modo a difundir questões da pedagogia freireana, sua penetração em outros países, seu motor transformador na Educação de Jovens e Adultos e sua crítica à influência do neoliberalismo na educação.

Os entrevistados são: Sérgio Haddad, autor de “O Educador: Um Perfil de Paulo Freire” (Editora Todavia); Vitor Barbosa, educador e presidente da Associação Angolana para a Educação de Adultos; Luiza Cortesão, professora da Universidade do Porto e presidente da direção do Instituto Paulo Freire Portugal; e Daniel Cara, professor da FE/USP e dirigente da Campanha. Veja credenciais completas abaixo.

Ouça e assine o Eduquê no SoundCloud, Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotify ou na sua plataforma de podcasts favorita.

LISTA DE EPISÓDIOS

Paulo Freire: O Educador
Convidado: Sérgio Haddad
Disponível em: 01/09

Para abrir a série de episódios em comemoração ao centenário de Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros, a ser comemorado em setembro, o Eduquê convidou Sérgio Haddad, grande conhecedor da obra e a vida do célebre recifense.

Professor, pesquisador, ativista social e doutor em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo, Haddad publicou em 2019 o livro “O Educador: Um Perfil de Paulo Freire” (Editora Todavia) em que resume a biografia de Freire em relação a seus principais feitos políticos e pedagógicos.

Ouça este primeiro episódio da nossa série especial para saber fatos poucos conhecidos da vida de Paulo Freire, os motivos pela recepção tida como ameaçadora por grupos reacionários e a importância de conceitos como conceitos como esperançar e inédito viável para a educação hoje.

Paulo Freire: O Embaixador
Convidado: Vitor Barbosa (Angola)
Disponível em: 08/09

A Educação de Jovens e Adultos foi uma das principais ferramentas políticas da pedagogia de Paulo Freire. O método de alfabetização implementado por Freire em Angicos (em Rio Grande do Norte, no norte do Brasil) viajou o mundo e teve influência especial em países de língua oficial portuguesa na África por causa de sua natureza emancipatória.

Vitor Barbosa, educador de adultos em Luanda, conta como essa experiência também se espalhou em países como Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, em um momento em que havia uma atmosfera de renovação política com os recentes processos de independência.

Barbosa, que também é presidente da Associação Angolana para a Educação de Adultos e membro da Relus (Rede Lusófona Pelo Direito à Educação), traz relatos de como a prática da pedagogia freireana consegue ser libertadora para adultos de seu país.

Paulo Freire: O Andarilho
Convidado: Luiza Cortesão (Portugal)
Disponível em: 15/09

Paulo Freire viajou o mundo e influenciou educadoras e educadores na Europa e África, além das Américas. Para entender esse legado internacional, Luiza Cortesão, uma especialista portuguesa em estudos freireanos e cofundadora e atualmente presidente da direção do Instituto Paulo Freire Portugal, conta da recepção internacional de Freire.

Seja com a chegada clandestina de ‘Pedagogia do Oprimido’ sob a ditadura de António Salazar, seja com a experiência do exílio de Freire no Chile, nos Estados Unidos e na Suíça, além das viagens a vários países africanos de língua oficial portuguesa (ouça o segundo episódio da série), Luíza Cortesão nos convida a acompanhar o impacto político e pedagógico dessa trajetória.

Luiza Cortesão é também professora catedrática jubilada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Ela desenvolveu com a Unesco vários trabalhos em Cabo Verde, Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe.

Paulo Freire: O Patrono
Convidado: Daniel Cara
Disponível em: 19/09

Fechando a série, Daniel Cara conta da tramitação da Lei 12.612, de 2012, que tornou Paulo Freire o patrono da educação brasileira, e de como a percepção sobre a pedagogia freireana se tornou tão controversa desde então – especialmente em meio ao governo ultrarreacionário de Bolsonaro.

No área de financiamento da educação, Cara também destaca como a crítica neoliberal de Freire se aplica às disputas atuais entre defensores do direito à educação e fundações empresariais.

Eduquê é um podcast mensal que promove a partilha de conhecimento qualificado por ativistas e acadêmicos sobre questões atuais da educação.

Ouça mensalmente no site campanha.org.br ou no seu programa de podcast preferido.

Apresentação: Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e doutoranda em Relações Internacionais (IRI/USP); Rui da Silva, pesquisador e presidente da direção do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto.

A transcrição dos episódios fica disponível no site campanha.org.br e, traduzida para o inglês, no site freshedpodcast.com.

As opiniões expressas pelo programa correspondem apenas às dos apresentadores e entrevistados – e não necessariamente representam posições institucionais de FreshEd e Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Eduquê tem produção executiva de Renan Simão e Will Brehm; Mariana Casellato, José Leite Neto, e Rui da Silva são produtores. A música original do Eduquê é de Joseph Minadeo, do PatternBased Music.

Eduquê é financiado pelo Instituto de Educação da University College London, pela NORRAG (Network for International Policies and Cooperation in Education and Training) e por ouvintes como você. Faça a sua colaboração em FreshEdpodcast.com/donate ou em direitoaeducacao.colabore.org.

Todos os podcasts FreshEd (incluindo Eduquê) usam a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).

Campanha

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo