Falece Augusto Buonicore, historiador e membro da direção do PCdoB

O movimento progressista, a classe trabalhadora e o povo brasileiro perdem um dos seus mais dedicados militantes.

Faleceu, no início da tarde desta quarta-feira (11), aos 59 anos, Augusto César Buonicore, historiador, pesquisador, membro do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) da diretoria da Fundação Maurício Grabois.

Há mais de um ano, Augusto tratava-se de um linfoma no intestino, na cidade de Campinas, São Paulo, mas não resistiu ao tratamento. Depois de passar pelo procedimento de quimioterapia, Augusto Buonicore se internou para fazer autotransplante de medula. Uma infecção na fase de baixa imunidade levou ao agravamento do seu estado geral de saúde e ao falecimento.

Militante do PCdoB desde o final dos anos 1970, Augusto Buonicore era historiador formado Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e Mestre em Política pela Universidade de Campinas (Unicamp), onde atuou no movimento sindical. Ainda estudante, atuou no movimento estudantil na organização da Associação dos Secundaristas de Campinas e na reconstrução da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes)

Sempre dedicado ao estudo da história e da teoria marxistas, foi também um respeitado formulador de ideias. Dedicou sua atividade militante à formação de filiados e dirigentes políticos do PCdoB e se destacava ao contribuir para a luta de ideias na sociedade, como dirigente da Fundação Maurício Grabois. Augusto foi um dos primeiros e mais profícuos colunistas do Portal Vermelho, onde também deu grande contribuições para a formulação de ideias avanças e inovadoras. (Acesse aqui suas colunas)

Estudioso da história do movimento comunista do Brasil, é autor de vários livros como Marxismo, História e Revolução Brasileira: Encontros e Desencontros, Meu verbo é lutar: a vida e o pensamento de João Amazonas, Linhas Vermelhas: Marxismo e os dilemas da Revolução e a biografia João Amazonas, um comunista brasileiro.

Consternação no PCdoB

A presidência do PCdoB divulgou mensagem informando a morte de Buonicore. A nota afirma que “neste momento de dor e consternação só podemos  agradecer imensamente o tempo que pudemos conviver com ele, que será sempre lembrado pelo profissionalismo, honestidade, lealdade, inteligência, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades e conflitos humanos”.

Velório e sepultamento

O velório de Augusto Buonicore terá início a partir das 20 horas desta quarta-feira, no Cemitério da Saudade (Praça Voluntários de 32, s/n, Swift – próximo à Câmara Municipal de Campinas) e o sepultamento nesta quinta-feira (12), às 10h, no mesmo local.

Augusto Buonicore em 1979

Augusto Buonicore deixa esposa, Sônia Ferreira, e a filha, Clara. As fileiras do marxismo, que muito se enriqueceu no Brasil com a sua produção, fica desfalcada de um dos seus importantes integrantes. O movimento progressista, a classe trabalhadora e o povo brasileiro perdem um dos seus mais dedicados militantes.

Algumas de suas obras:

Da redação, com informações do Portal PCdoB e do Portal Grabois

Vermelho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo