Gilson fala da Belo Horizonte submersa

Nos últimos dias várias cidades brasileiras, especialmente em Minas Gerais e Espírito Santo, vêm sofrendo com as enchentes. Geralmente, sua causa está relacionada com a acumulação da água das chuvas sem a existência de meios necessários para o seu escoamento. O coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, que também é vereador (PCdoB) em Belo Horizonte – vítima das enchentes – gravou um vídeo abordando o problema na capital mineira.

Também em Minas, a presidenta local da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-MG) e do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas), Valéria Morato, orienta os sindicatos a realizarem uma campanha de doação para as vítimas das enchentes. A sugestão é de que sejam arrecadados itens de higiene pessoal, roupas de cama e cobertores. O material pode ser entregue nas unidades do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e na Defesa Civil. Os sindicatos também poderão entregar as doações na sede da CTB-MG (Rua Tupinambás, 179, 12º andar, Belo Horizonte).

As enchentes e inundações nos centros urbanos são uma manifestação natural que é intensificada pela ação humana e pela forma com que ocorre o processo de uso e ocupação do espaço geográfico. O uso irregular do espaço das cidades, sobretudo nas margens dos cursos d’água, está relacionado com as administrações municipais e com a ineficácia ou inexistência de um Plano Diretor plenamente adequado a essas questões.

A elevação do volume do leito dos rios pode ser intensificada por ações como a impermeabilização do solo. O problema pode ser atenuado pela correta instalação de sistemas de drenagem. Muitas vezes esses sistemas de drenagem são prejudicados pelo excesso de lixo descartado de maneira incorreta, poluindo as cidades e entupindo valas que teriam a função de acumular água em vez de resíduos sólidos. A consequência é a elevação do nível das águas além do esperado.

Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo