Comunicado do Saaesemg sobre as negociações salariais

O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Sudeste de Minas Gerais vem a público para esclarecer sobre a intransigência do Sinepe Sudeste – Sindicato Patronal, o qual não muda, nunca, sua tática de negociação, haja vista que o Saaesemg apresentou a pauta de reivindicações no dia 28 de novembro de 2014 e o Sinepe, após três rodadas apenas de negociação não quis mais negociar. Devolveu-nos a pauta de reivindicações, numa total falta de desrespeito às assembleias da categoria profissional, realizadas nas seis cidades da nossa base territorial, a mesma base do Sinepe.

Alega o Sinepe que o Saaesemg não pode assinar Convenção Coletiva, como se ele, Sinepe, pudesse escolher quem pode e quem não pode assinar a CCT, sendo que quem escolhe a representação são os próprios trabalhadores, o que foi feito no dia 15 de fevereiro de 2014, em assembleia, devidamente convocada para a criação do Saaesemg, através de processo pacífico de desmembramento do Saaemg.

Com a postura truculenta do Sinepe, a Diretoria do Saaesemg foi obrigada a mover “Ação de Dissídio Coletivo”. No dia 8 de abril de 2015 tivemos a 1ª Audiência no TRT/MG e lá nos deparamos com a falta do “comum acordo”, ou seja, do consentimento patronal para prosseguirmos com a ação de DC. Com tantas dificuldades, estamos buscando, após audiência, acordo com Sinepe. Contamos com a compreensão, apoio e participação de todos os Auxiliares de Administração Escolar.

Barbacena, 27 de maio de 2015.

Diretoria – Saaesemg