Dia Internacional dos Povos Indígenas: nenhuma gota mais!

Foi noticiado ontem (8), pelos Jornalistas Livres, o aumento do nível de tensão no Território Indígena Tupinambá de Olivença, localizado na região do baixo sul da Bahia. De acordo com a rede de coletivos jornalísticos, na última semana, homens armados estiveram no território, especialmente no entorno da aldeia Cajueiro, e os resultados foram ameaças, destruição de cercas e destruição de casas em construção. Cerca de 278 famílias indígenas que utilizam o território estão impactadas.

O caso é mais um ataque aos povos originários brasileiros, que por todo o país viram as ameaças a seus territórios, a sua cultura e a suas próprias vidas aumentarem desde a chegada de Jair Bolsonaro ao poder. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), inclusive, acabe de denunciar o governo Bolsonaro por genocídio no Tribunal Penal Internacional (leia aqui). A ação reúne notas técnicas, documentos oficiais, pesquisas acadêmicas e denúncias de lideranças e organizações indígenas, comprovando os crimes cometidos pelo presidente desde 2019.

Neste dia 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, a Contee manifesta seu apoio à luta dos povos originários, para que nenhuma gota mais de sangue indígena seja derramada.

Brasília, 9 de agosto de 2021.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo