Dieese apresenta dados preliminares sobre CCT da educação privada

Objetivo é que o levantamento elebarado pelo Departamento possa subsidiar as discussões e negociações do contrato nacional

O fórum de federações e sindicatos da Contee se reuniu, na noite desta segunda-feira (22), para apresentação preliminar do estudo técnico encomendado pela Confederação ao Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) sobre as convenções coletivas de trabalho do setor privado de educação de todo o Brasil.

O objetivo é que o levantamento possa subsidiar as discussões e negociações de contrato nacional na educação privada.

A apresentação dos dados foi feita pelo técnico Daniel Ribeiro e acompanhada pelo também técnico Luís Ribeiro e pelo coordenador de Relações Sindicais do Dieese, José Silvestre.

Foram analisadas as convenções mais recentes das negociações realizadas na base da Contee e registradas no sistema Mediador no período de 2019 a 2023. Mais de mil cláusulas foram computadas.

Metodologia do estudo

Segundo Daniel Ribeiro, o Dieese utilizou como metodologia sistema de classificação com 118 tipos de cláusulas, reunidas em 12 grupos. São estes: salários, reajustes e pagamento; relações sindicais; jornada de trabalho; gratificações, adicionais e auxílios; contrato de trabalho; disposições gerais; relações de trabalho; estabilidades; educação; férias e licenças; saúde e segurança do trabalhador; pandemia.

Por se tratar de apresentação preliminar, os dados ainda vão ser debatidos pela Diretoria Executiva da Contee. De acordo com José Silvestre, o relatório final deve ser entregue em duas semanas.

O documento vai focar nos temas de mais relevo, mas contará com anexo com todas as mais de mil cláusulas analisadas.

A Contee vai disponibilizar o relatório final às entidades filiadas tão logo o receba. Segundo o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, a intenção é convocar nova conversa com as federações e sindicats para tratar do tema.

Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo