É hora de organizar as conferências locais da II Conape

A estreia do programa Contee Conta, no final da tarde desta segunda-feira, 12, nas redes sociais da internet serviu à convocação das reuniões locais da II Conferência Nacional Popular de Educação (II Conape), que terá plenária final em 2022. Com a participação do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, e do coordenador geral da Contee, Gilson Reis, o programa, mediado pela jornalista Táscia Souza, abordou as lutas dos profissionais do ensino pela educação pública e gratuita, pela democracia e direitos sociais.

Gilson falou sobre o I Conape, realizado em maio de 2018 em Belo Horizonte, que representou a resistência dos trabalhadores ao golpe que levou Michel Temer à Presidência da República e favoreceu a eleição de Jair Bolsonaro. Indicou a importância do II Conape, que foi oficialmente lançado no último dia 9 em audiência especial da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados (veja aqui), e conclamou: “Todos os sindicatos devem começar a organizar as conferências locais para que, em junho 2022, realizemos uma grande plenária final, se possível presencialmente”.

Heleno lembrou que “educação é dever do estado, direito do cidadão e da cidadã, segundo a Constituição”. Historiou a luta dos professores que culminou na I Conape e ressaltou o “esforço para que cada município realize o debate da II Conape”, que terá como patrono o educador Paulo Freire. Denunciou o caráter privatista e negacionista da ciência do Governo Bolsonaro e que os empresários do setor educacional o apoiam “porque querem se apoderar dos recursos públicos da educação”.

Assista a íntegra do programa Contee Conta:

Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo