Educação profissional será foco de conferência da CUT nesta terça-feira (26)

Conferência livre da CUT é preparativo para Conferência Nacional de Educação Popular, que será realizada em junho, no RN e resultará em propostas com ênfase na formação profissional de trabalhadores

Debater ideias para uma educação pública de qualidade e que proporcione a trabalhadores e trabalhadoras a união de formação acadêmica e profissional é o principal objetivo da Conferencia Nacional de Educação Popular Livre (Conape), que será realizada pela CUT e entidades parceiras, nesta terça-feira (26), de forma virtual, à partir das 14h30.

Com o tema “Esperançar a educação é um direito dos trabalhadores”, a conferência livre da CUT deve resultar em propostas a serem levadas à etapa nacional da Conferência de Educação Popular que acontece em julho, no Rio Grande Norte (RN), organizada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).

“Vamos debater, nesta terça-feira, o papel da formação e a defesa da educação integral, pública, e de qualidade, tendo como eixo principal o mundo do trabalho”, afirma Rosane Bertotti, secretária de Formação da CUT.

Ela explica que o foco é discutir a relação entre a educação e o mundo. “Qual o papel da qualificação neste cenário”.

Rosane também ressalta a importância em se discutir o tema nos dias atuais já que o mercado de trabalho tem passado por transformações impostas pelo avanço das tecnologias que exigem mudanças no processo formativo dos trabalhadores. Daí a defesa da CUT em aliar a educação acadêmica com a profissional.

“Novas tecnologias trouxeram novas formas de organização no mundo do trabalho e a formação faz parte desse processo. Debateremos o papel da educação profissional na organização e na luta da classe trabalhadora”, pontua Rosane.

A Conape Livre da CUT terá participação de representantes das confederações filiadas à CUT. O evento tem início às 14h, quando a sala será aberta para ingresso dos participantes. A partir das 14h30, os debates terão início.

Veja a programação:

14h30 – Mística, abertura e saudações, com a presença do Sérgio Nobre, Presidente da CUT

15h15 – Painel: A CONAPE 2022 e as Proposições da CUT para a Educação dos Trabalhadores.

Participam:

– Fátima Silva, Secretaria Geral da CNTE.
Tema
: Reconstruir o País: a retomada do Estado Democrático de Direito e a Defesa da Educação Pública e Popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos e todas.

– Almerico Biondi, Professor da UFRB
Tema:
 Por uma política pública de Educação Profissional que interessa aos Trabalhadores.

Após as falas dos convidados, haverá apresentação do documento “Por uma Política Pública de Educação Profissional Integrada ao Desenvolvimento Sustentável e Geração de Emprego, Trabalho e Renda: Proposições da CUT”, com a Secretária de Formação da CUT, Rosane Bertotti.

16h15 – Contribuições de participantes.

16h45 – Encaminhamentos finais ao Documento de reflexões e propostas da CUT.

17h – Mística e encerramento.

Zoom

Para participar do evento, acesse a sala de reunião na plataforma Zoom

– ID da reunião: 837 9957 8191
– Senha de acesso: 101158

CUT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo