Educação pública e de qualidade é exigência inegociável

No programa Contee Conta desta segunda-feira, 10, o professor Luiz Fernandes Dourado, titular emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG), abordou os preparativos e desafios da Conferência Nacional Popular de Educação 2022 (Conape 2022) e considerou necessária a retomada do Estado de Direito Democrático no Brasil, garantindo a educação pública de qualidade e laica. “O que avançamos na educação não foi concessão, mas resultado de lutas”, pontificou. O programa teve a participação do coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, e da jornalista Táscia Souza.

Dourado é doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, e organizador do livro “Plano Nacional de Educação: PNE 2014/2024 — Avaliação e Perspectivas”. Segundo ele, “o Plano foi construção coletiva e traz um conjunto de sinalizações políticas pedagógicas importantes”.

Gilson avaliou que “o Governo Bolsonaro tem um projeto de educação, que não é o nosso, que não é democrático e inclusivo, mas é daqueles que deram o golpe que tirou Dilma Rousseff da Presidência da República e favoreceu a tomada do poder pela ultra direita”.

No mesmo sentido, Dourado destacou que o Conape 2022 tem por tema a reconstrução do país, “a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as.”

Assista à integra do programa:

Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo