Financiamento coletivo para o documentário ‘Primavera’: secundaristas, ocupações e esperança

A primavera tem a fama de ser a estação da esperança. Ainda que, no Brasil, pelo clima predominantemente tropical, suas características não sejam tão demarcadas entre um inverno rigoroso e um verão escaldante, ainda assim ela traz consigo, no imaginário popular, a perspectiva da vida que floresce.

O documentário “Primavera”, longa-metragem dirigido por Ana Petta e Paulo Celestino, fala desse sentimento. O filme aborda a Primavera Secundarista, como ficaram conhecidas as ocupações de estudantes do ensino médio em escolas de todo o país entre 2015 e 2016. Para concluir a montagem e finalizar o longa, a Clementina Filmes — produtora dos dois diretores, também responsável pelos vídeos das campanhas da Contee contra a Lei da Mordaça e contra a desprofissionalização do magistério — lançou uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse, com a qual todo mundo pode contribuir a fazer parte desse florescer.

“A gente colocou um anúncio convidando estudantes que participaram das ocupações em 2015 e 2016 para dar entrevista”, conta Ana Petta, revelando que foram ouvidos cerca de 50 adolescentes de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Natal, capitais escolhidas por terem tido o maior número de escolas ocupadas. “Como não estamos pegando o fato no calor nos acontecimentos, e sim uma experiência que já aconteceu, a ideia é mostrar o quanto ela impactou cada um deles, qual o seu significado, o quanto foi uma experiência transformadora para esses estudantes, não apenas de uma tomada de consciência política, mas de uma transformação pessoal muito profunda.”

Segundo a diretora, o filme oferece uma possibilidade de reflexão sobre essa geração e sobre a própria educação brasileira, sobretudo a escola pública. “É interessante, nesse movimento, nessa vivência de ficar morando na escola durante dois, três meses, ver como eles realizam uma certa escola utópica, a escola como gostariam que fosse. Isso é muito bonito”, observa Ana. “E também como eles, mesmo sendo tão jovens, já têm uma certa nostalgia de terem participado de algo importante. A gente está num momento muito difícil do país, em que gente perde muito a expectativa, mas ouvindo os estudantes que viveram essa experiência, a gente fica com muita esperança. É Uma geração muito consciente do seu papel.”

O lançamento oficial de “Primavera” deve acontecer no primeiro semestre do ano que vem e, para que ele chegue às telas, o mesmo espiríto colaborativo das ocupações se faz necessário para apoiar o cinema independente. Para contribuir, quem acessar a plataforma do financiamento coletivo e conhecer mais o projeto pode fazer doações que vão de R$ 20 a R$ 200, sendo que cada valor conta com brindes exclusivos para os colaboradores.

Assista ao teaser:

https://www.youtube.com/watch?v=J3XhUSIAVjk

Por Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo