Grupo usa FIES para aplicar golpe da faculdade ‘gratuita’ em SP

Uniesp divulga possibilidade de pagar estudos com trabalho voluntário. Ministério da Educação informou que esse tipo de financiamento não existe.

Estudar com parcelamento Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e pagar com trabalho voluntário. Essa é a proposta do Grupo Educacional Uniesp, que administra 41 unidades no Estado de São Paulo, sendo três na região de Campinas, interior de São Paulo. Contudo, o Ministério da Educação não possui a modalidade de financiamento oferecida pela Uniesp.

O grupo divulga a possibilidade em seu site oficial informando que “paga” os estudos, “por meio do novo FIES e sem fiador”. No contrato, entre outros itens, é exigido que o estudante realize “seis horas semanais de trabalhos voluntários”, além de pagar uma taxa trimestral de R$ 50,00, que seria referente aos juros do financiamento.

No site, é informado também que a Uniesp emite um “certificado de garantia que deixará bem claro que todas as mensalidades do curso que você escolher serão pagas por nós”.

Estudantes
“Fiquei 22 anos longe da escola e vi essa oportunidade de voltar a estudar e ter faculdade”, contou Geny de Paula, que aderiu o programa de financiamento oferecido pela Uniesp. “O diretor falou que ia no banco, que teria um papel e após isso viria um documento que a faculdade iria assumir, que não teríamos que pagar nada”, disse Márcia de Paula Emídio, outra estudante que aderiu a possibilidade divulgada em panfletos e palestras.

Contudo, a Uniesp não forneceu nenhum documento que estabeleça um compromisso sobre o que é divulgado. “Até agora não conseguimos documento algum que nos comprove que estaríamos adquirindo uma dívida e que essa dívida seria paga com trabalho voluntário”, afirmou a estudante Din Dalina Rodrigues Silva.

Em nota o MEC informou que, além de inexistir esse tipo de financiamento, a Uniesp está proibida de oferecer o FIES desde novembro de 2011, por conta de irregularidades. Se a instituição descumprir isso, o caso pode parar na Polícia Federal.

Outro lado
A equipe da EPTV foi até o campus de Sumaré, interior de São Paulo, da Uniesp, mas ninguém quis gravar entrevista. Em novo contato, novamente a faculdade não quis se manifestar sobre a situação.

O Banco do Brasil, que faz os financiamentos nesses casos, diz que não se responsabilizam pelas informações que são repassadas pelas faculdades e que atuam em conformidade com o MEC para definir as condições que firmam contratos de financiamento estudantil.

Fonte: G1

Artigos relacionados

15 Comentários

  1. Como pode as pessoas serem tão influenciadas,isso não é uma fraude!eu também parei de estudar a 18 anos,e graças a Deus surgiu essa oportunidade unica para eu poder cursar uma faculdade,os professores de la ,trabalham desde que foi inalgurada a faculdade,pessoas de bem.eu acredito e confio que tudo vai ser esclarecido.é uma pena os alunos que desistiram,vou perder talvez a única oportunidade das suas vidas.A porta que Deus abre ninguem fecha.Mércia

  2. Uma vergonha.. Um grupo grande que já esta totalmente queimado….

    Acredito tbm há falhas graves de comunicação entre banco e MEC, já que a faculdade não poderia oferecer Fies desde 2011, e msm assim, dois alunos conseguiram finaciamentos no banco..

  3. Boa Tarde eu estou bem assustada com isso pois entrei este ano na faculdade uniesp e consegui fazer o fies e se ela esta proibida gostaria de saber como o banco aceita o fies desta faculdade pessoal como devo agir

  4. Minha cara Mércia, a UNIESP está no Rio há 1 ano e meio, só agora fui conhece-lá, fiz a maior burrice da minha vida ao me matricular a entregar meus documentos nesse instituição fraudada. A SUESC ( nomenclatura no Rio de Janeiro ), possuí alguns polos de ensino dentre eles um no Engenho novo e outro no Centro. Fiz o vestibular no Engenho novo, onde as instalações são depreciáveis, largado ás traças, a secretaria não existe é um local improvisado em uma sala, sem contar que os funcionários de lá mal sabem seu trabalho. E ainda se você questioná-lo sobre o financiamento ou melhor, a chamada “bolsa” de 100% eles desconversam sempre informando primeiramente que você deve aderir ao FIES e posteriormente receberá a “falsa bolsa”, mas você nunca receberá a mesma. Podem ver no site da UNIESP que eles informam que vc receberá até um certificado desse contrato onde dita que a universidade irá custear os seus estudos mesmo depois da conclusão ( onde vc começa a pagar seu financiamento estudantil ), e você nunca recebe esse certificado. Enfim, a sede do centro da cidade localizado na rua General Caldwell, ao lado da praça da república. É o que há de mais hilário em uma universidade, local todo destruruído e ainda em processo de obras, não há secretaria,não há biblioteca, não há reitor de nenhum curso, não há cantina, não há portaria,não há funcionários uniformizados no interior da universidade para algum tipo de informação, não há nenhum núcleo acadêmico,não há um setor de estágios. Resumindo não há nada é “descaradamente” um local de enganação de pessoas que veem uma oportunidade de ingressar no ensino superior e pessoas covardes e bandidas como essas pessoas enganam e destróem o futuro de bons alunos e pessoas de bem que só querem um futuro melhor. Deus é bom mas, o homem é sujo não confie nessa furada. Pesquise na net

  5. Passei por isso essa semana com uma moça chamada ADRIANE que tem uma doceria no São Luís cuja doceria chama-se DOCE LEVEZA a mesma esta enganando a todos usando a faculdade São Paulo situada no Campo Limpo!

  6. Estou preocupada, porque tentei fazer o fies nessa instituição por uma ONg, mas quando els pediram para ir ao banco o proprio banco disse que n estão fazendo esse tipo de contrato sem fiador, aí não voltei a ong para deixar a documentação…. mas, ainda ficou cópias de documentos meus lá, queria saber se eles poderim fazer algo como me inscrever sem eu nunca ter ido à faculdade…..

  7. ACONTECEU COMIGO TAMBÉM,NAO ASSINEI NO BANCO POIS O MEU NOME ESTAVA ERRADO,LÁ DESCOBRI QUE SERIA FINANCIAMENTO E NAO FUI MAIS,NA FACULDADE NEGARAM QUE EU PAGARIA ALGO ,QUE ESTAVA FAZENDO CONFUSÃO.PROPOSTA DA FAC.50,OO TRIMESTRAIS,TRABALHO VOLUNTARIO,18 MESES APOS TERMINAR PAGA 50,00 .BRIGARAM E DISSERAM QUE TENHO QUE PAGAR O SEMESTRE DE 4692,00 E TRANCAMENTO MATRICULA DE 300,00.COMO? NAO QUEREM ACORDO NENHUM.
    SEM FALAR QUE ME MANTIVERAM DESDE 2009 COMO ALUNA DO PROUNI (GANHEI BOLSA INTEGRAL EM PEDAGOGIA).NAO FORMOU CLASSE DISSERAM QUE PERDI A BOLSA.RECUSADA POR OUTRA FACULDADE COC,FOI QUE FIQUEI SABEBDO DISSO.FUI LÁ DISSERAM NAO HAVER JEITO,QUE TERIA QUE DAR BAIXA,PARA PODER FAZER ESSE FIES,QUE ERA MAIS VANTAGEM DO QUE FICAR ESPERANDO,E QUE TAMBÉM SERIA IMPOSSIVEL UMA BOLSA DO PROUNI PARA MIM,SEM CHANCE.QUE EU NAO PERDESSE ESSA OPORTUNIDADE ,SENAO PODERIA NAO HAVER VAGA DEPOIS ENTAO DEI BAIXA .NAO DERAM NENHUMA EXPLICAÇAO SOBRE ESSE CADASTRO. POSSUO SÓ O MAGISTERIO POR ISSO ESCOLHI PEDAGOGIA .AVISEI OUTRAS PESSOAS SOBRE O FATO,UMAS HAVIAM ASSINADO,,OUTRAS HOUVE TEMPO DE NAO ASSINAR.

  8. Boa noite,

    Por favor eu preciso de ajuda, eu estou mesma situação dos outros alunos,eu fiz matricula e financiamento pelo FIES para faculdade UNIESP a semana passada,com o inicio das aulas prevista para amanhã dia 04/02/2013, com a promessa da faculdade gratuita, atraves do serviço voluntário.
    Porém no Banco do Brasil,quando fui fazer o financiamento, eles falaram que desconhecia esse procedimento,voltei á faculdade para obter mais informações antes de finalizar o contrato,e mim falaram que eu podia ficar dispreocupada por que era sério esse serviço e o Banco não precisava saber disso por que era algo do Governo,mas tbem não mim deram nenhum documento que comprovasse esse pocedimento.
    O que eu devo fazer agora se o contrato com o FIES já foi feito.

  9. Estou com o contrato para ir ao banco pelo programa FIES,com todos conteúdo acima voluntario e de graça e verdade esta informação, preciso de uma resposta porem vou ao banco no dia 15.02

    1. SILVA estou na mesma situação de vocês….o q vc acabou decidindo ? sera q devo continuar e fazer o meu tambem ? sera q realmente a gnt nao vai pagar nada no final ?? me avise algo por favor ..

  10. ANA ROSA CASTRO ARAUJO…faço a mesma pergunta pra vc que fiz pra SILVA ta..c puder me responda algo !!

  11. Eu estive na UNIESP ontem, no centro de São Paulo e eles continuam oferecendo esse tipo de contrato com serviço voluntário.
    O que mais me enoja e revolta não é a UNIESP, mas essa desgraça desse governo que a gente tem que ainda não tomou uma providência a respeito.
    Se é fraude, se existe provas, testemunha, porque a faculdade continua aberta e enganando as pessoas?????
    Para o Banco do Brasil continuar ganhando, pro governo continuar ganhando.
    Todos lavam as mãos. O governo não faz nada, o Banco não se responsabiliza, a faculdade continua aberta e o coitado, o pobre, o miserável, que já foi tão mau tratado pelas escolas públicas deste país e que vê nessa cachorrada uma chance de ter um curso superior, é quem vai sofrer as consequências mais uma vez.

  12. Estudo na Suesc do Rj, por favor, não se matriculem lá, aquilo não é uma faculdade, sem estrutura alguma. Os alunos que se formaram estão a quase 2 anos para pegar o diploma, isso não existe! É um total descaso o que eles fazem conosco. Outro dia caiu uma chuva, a faculdade alagou, e outra, as salas não têm ventilação, parece um total inferno. Não comentam o erro de ir para lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo