No Dia dos(as) Trabalhadores(as) em Educação, Contee reafirma luta para que o reconhecimento e o respeito seja uma realidade de todos os dias

Nesta terça-feira (15) nossa categoria é homenageada como o Dia dos(as) Trabalhadores(as) em Educação. Mas será que a sociedade brasileira sabe como é, de fato, o dia a dia desses profissionais? Sabe como os professores se veem cada vez mais usurpados seu direito ao descanso pelo excesso de atividades extraclasse? Sabe como os técnicos-administrativos têm disso atacados com o crescente processo de terceirização nas escolas, que retira seus direitos trabalhistas e os desrespeita como educadores, alijando-os do projeto pedagógico da instituição e comprometendo, com isso, a qualidade do ensino?

cartao-professor

Justamente para propor uma reflexão sobre esses dois temas e mobilizar os trabalhadores e a comunidade escolar por melhores condições de trabalho na educação é que a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) lançou a Campanha Nacional de Valorização desses profissionais que atuam em instituições do setor privado de ensino

A campanha foi lançada no fim de setembro, mas atinge seu ápice nesta semana, com a greve nacional de docentes do ensino privado convocada para o dia 20 de outubro. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para este problema através do estranhamento e da ironia: uma greve de professores no domingo? Exatamente! Porque os professores se veem cada vez mais obrigados a trabalhar também em horários e dias que deveriam ser destinados, por lei, ao descanso.

Lado a lado a esse movimento, os trabalhadores em educação também estão engajados na denúncia sobre o quanto a terceirização precariza as condições de trabalho. Os dois problemas, que atingem, de um lado, os técnicos-administrativos e, de outro, os professores, são frutos de uma mesma visão mercantilista da educação, pela qual os empresários do setor se preocupam apenas com o lucro, e não com a qualidade do ensino e as condições de trabalho de seus profissionais. Por isso terceirizam os serviços e sobrecarregam os docentes, com o objetivo de reduzir custos e maximizar ganhos.

Nesta semana, em que se comemora o Dia dos(as) Trabalhadores(as) em Educação, a Contee, as entidades filiadas e toda a categoria que atua do ensino privado darão uma demonstração de força e indignação contra essa realidade. Para que os professores e os técnicos administrativos não sejam lembrados em apenas um único dia, mas que tenham sua importância enquanto educadores reconhecida e respeitada todos os dias.

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo