“O petróleo do século 21 são os dados”, diz professor de Comunicação da UFRJ

“É preciso que haja regulação desses novos meios de comunicação de massa. “O caminho é a regulação”, enfatizou o professor Marcos Dantas, da UFRJ

O mundo moderno, sob a égide das plataformas digitais0, vive hoje uma espécie de “capitalismo de vigilância”, cujo propósito é a captura de dados e conhecimentos, resumiu o professor Marcos Dantas. Ele conversou, no Contee Conta desta segunda-feira (3), sobre o poder das corporações nas redes digitais e impactos na soberania das políticas para a Educação no Brasil.

Entre outras abordagens, ele chamou a atenção para o fato de que os dados das pessoas, capturados pelas big techs, são o “petróleo do século 21”.

Big techs remetem também às Tech Giants e inclui outra sigla, a Gafa que tem relação com Google, Amazon, Facebook (atual Meta) e Apple. O termo foi criado em 2012 para definir as maiores empresas de tecnologia do mundo, à época, e surgiu primeiramente no jornal francês Le Monde.

Para que as plataformas não dominem o chamado “mercado de dados” e os usem ao seu bel prazer, segundo Dantas, é preciso que haja regulação desses novos meios de comunicação de massa. “O caminho é a regulação”, enfatizou o professor.

É preciso “estabelecer regras que definam campos de possibilidades” para o funcionamento e o poder das corporações nas redes digitais.

Na conversa, Dantas lembrou que o “único setor que não é regulado é o das plataformas”. “Agência reguladora que deve estabelecer as regras de funcionamento” da circulação de conteúdos; “não a plataforma”, ponderou.

O Contee Conta o poder das redes e a soberania educacional brasileira foi mediado pelo coordenador-geral da Confederação, sob a condução da jornalista da entidade, Táscia Souza.

Assista a íntegra da conversa: 

Marcos Verlaine

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo