Sinpro Caxias: XIV Seminário de Saúde do Trabalhador acontece em 26 de abril

O XIV Seminário de Saúde do Trabalhador será realizado no dia 26 de abril (sexta-feira), das 8h às 17h, no Teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com o apoio do Sinpro/Caxias.

Através de palestras ministradas por profissionais de diversas áreas, o Seminário tem o objetivo de conscientizar e promover o debate acerca da saúde física e mental dos trabalhadores e trabalhadoras. A entrada é 1kg de alimento não perecível e as inscrições devem ser realizadas NESTE FORMULÁRIO.

O evento acontecerá durante o Abril Verde, considerado o mês da Saúde e Segurança no Trabalho. Seu objetivo é alertar a população e combater as doenças laborais, incentivando a adoção de práticas que garantam a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho.

O XIV Seminário de Saúde do Trabalhador é uma realização do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Serra (Cerest/Serra), Central Única de Trabalhadores (CUT-RS), Central de Trabalhadores do Brasil (CTB), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, com apoio do Fórum de Entidades e Movimentos Sociais (do qual o Sinpro/Caxias faz parte).

Confira a programação:

08h – Credenciamento

08h30 – Mesa de abertura

09h – “Por que adoecem, se incapacitam ou morrem tantos trabalhadores e trabalhadoras devido a transtornos mentais relacionados ao trabalho?” (Dr. Renê Mendes)

10h – “Solidão, sobrecarga e adoecimento mental das mulheres trabalhadoras” (Dra. Daniela Floss e Luciane Toss Eremi Melo)

11h – Lançamento do livro “A mais fina das artes”, de Ed Lacier (Dr. Vanius João Corte e Dr. Ricardo Garcia)

11h30 – Perguntas

11h45 – Intervalo

13h – “Transtornos mentais relacionados ao trabalho – integração entre Direito e Psicologia” (Dr. Marcelo Porto e Stelamaris Zanatta)

14h – “A intensificação da exposição a agentes químicos – possibilidades de indução de transtornos mentais relacionados ao trabalho” (Prof. Luiz Scienza)

14h45 – “O papel da solidariedade entre trabalhadores na recuperação da saúde mental” (Dr. André Guerra)

15h30 – Apresentações de experiências exitosas em vigilância em saúde do trabalhador (VISAT) dos municípios de Cotiporã, Gramado e Caxias do Sul” (Fabiana Oliveira Nobre, Andréia Burille e Leia Cristiane Loeblein, com mediação de Nicieli Sguissardi)

16h15 – “Ergonomia prática: promoção e prevenção em saúde do trabalhador no Hospital Geral de Caxias do Sul” (Dra. Carine Benedet)

16h30 – “Perfil de morbimortalidade das notificações de doenças e agravos relacionados ao trabalho na região da Serra Gaúcha” (Nicieli Sguissardi)

16h45 – Perguntas

17h – Encerramento

RESUMO

XIV Seminário de Saúde do Trabalhador

Data: 26/04

Horário: 8h às 17h

Local: UCS Teatro – R. Francisco Getúlio Vargas, 1130 – Petrópolis, Caxias do Sul

Inscrições: NESTE FORMULÁRIO – Levar um Kg de alimento não perecível no evento.

Do Sinpro Caxias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo