Universitários elegem quase 7 mil delegados para o Congresso da UNE

A 54ª edição do Congresso da UNE promete ser a maior dos últimos tempos, isso porque, o processo de mobilização atingiu 98% das universidades brasileiras e os estudantes elegeram 6.452 delegados. Este alunos são eleitos para representar suas universidades no Conune.

Este ano 6.452 delegados vão participar do Congresso da UNE, o número reflete o processo de ampliação do acesso à universidade realizado na última década

O congresso, que começa nesta quarta-feira (3) e vai até domingo (7) em Goiânia, é a instância máxima de deliberação da UNE: debate e aprova as resoluções a orientar a próxima gestão da entidade, elege diretoria e conselho fiscal da UNE para os próximos dois anos e modifica o estatuto da entidade (com voto de três quintos dos delegados).

Ao todo, cerca de dois milhões de universitários participaram da eleição dos delegados em todo o país. Para Ivo Braga, diretor de Humanas da UNE, a participação expressiva é resultado da crescente mobilização dos estudantes desde as jornadas de junho de 2013 e da ampliação do acesso ao ensino superior a partir de 2003.

“Políticas como o Reuni, ProUni e Fies, aliadas à mobilização dos estudantes, ajudam a entender porque esse é o maior congresso da UNE”, afirmou Braga.

Eleições e DCEs

O 54º Conune também marca o recorde de eleições convocadas por DCEs: foram mais de 500 diretórios, ante 380 no congresso passado.

Minas Gerais, com 73 diretórios, e Bahia, com 63, foram os estados com maior número de DCEs com eleições convocadas, seguidos por Rio de Janeiro (62) e São Paulo (55).

Foram também mais de 3.000 eleições organizadas por Comissões de Dez, instituídas quando a universidade não possui DCE, não credenciou o DCE no Coneg (Conselho Nacional de Entidades Gerais) ou perdeu o prazo para credenciamento.

Do Portal Vermelho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo