FNDC elege nova coordenação para o biênio 2023/2025

Gilson Reis, Cristina Castro e Trajano Jardim representaram a Contee na 24ª Plenária do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. Confederação foi eleita para integrar o Conselho Deliberativo

O FNDC  (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação) elegeu sua nova gestão neste domingo (5). Os eleitos para a Coordenação Executiva, o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal da entidade terão mandato de dois anos.

A coordenação-geral será exercida por Admirson Ferro Jr. (Greg), da CUT (Central Única dos Trabalhadores). Já a secretaria-geral será comandada por Maria José Braga, representando a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas).

Também compõem a Coordenação Executiva eleita a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), o Intervozes — Coletivo Brasil de Comunicação Social, a Abraço (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias) e o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. A Contee, por sua vez, integra o Conselho Deliberativo eleito.

A eleição foi realizada durante a 24ª Plenária Nacional da entidade, com a participação de 56 delegados/as, entre os quais a coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais da Contee, Cristina Castro. Gilson Reis, coordenador-geral da Confederação, e Trajano Jardim, diretor do Sinproep-DF, participaram como observadores.

Pauta central para a democracia

“A 24ª Plenária aconteceu no momento em  que o país voltou a respirar ares democráticos. E o FNDC reafirma seu papel de articulador e defensor da democratização da comunicação. Por isso, tem papel fundamental nesse novo cenário, para pressionar o governo a avançar  na construção  de uma comunicação inclusiva e democrática”, considera Cristina.

“E nós temos a tarefa de colocar a defesa da comunicação democrática em nossas pautas centrais de luta, atuando coletiva e intensamente.”

Para Trajano Jardim, a plenária foi realizada em “momento dinâmico de incertezas para as organizações sociais e para o povo brasileiro, diante dos acontecimentos de 8 de janeiro, depois da posse posse do presidente Lula, que tem como tarefa a reconstrução do País, o fortalecimento da democracia e a renovação das nossas esperanças”.

“A Contee, entidade filiada ao FNDC,  participou deste importante evento, cujo objetivo foi organizar e fortalecer os comitês locais, para defender o Estado Democrático de Direito e a democratização dos meios de comunicação”, destacou Trajano.

Segundo ele, a intenção agora é apresentar ao governo a agenda construída ao longo da história do FNDC, na busca do fortalecimento das instituições públicas e comunitárias. Isso visa a “garantir a participação da sociedade civil nos espaços de controle social, cobrando do governo a criação dos conselhos de políticas públicas, principalmente os ligados à comunicação”, disse.

O coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, destacou a importância do debate feito na 24ª Plenária do FNDC. “[É] A retomada do processo de construção de uma comunicação democrática”, ressaltou Gilson. “Uma comunicação que possa ter no centro de suas preocupações a construção de uma nação democrática e independente. E que possamos enfrentar a desinformação constituída nesse último período”.

Assista à íntegra da fala do coordenador-geral da Contee:

Táscia Souza, com informações do FNDC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo