FNDC: Não mexam com o companheiro Orlando Guilhon

Manifestamos nosso apoio ao companheiro histórico de lutas Orlando Guilhon . Um dos fundadores e ex-coordenador do FNDC e da Frente Ampla pela Liberdade de Expressão do Rio (FaleRio), Guilhon vem sendo ameaçado por bolsonaristas nas redes sociais e ao vivo desde o dia 12 de agosto, quando acompanhava a deputada estadual Marina do MST quando ela tentava realizar uma plenária territorial do seu mandato popular no Distrito de Lumiar/Nova Friburgo.

Uma nota de apoio divulgada pelos movimentos sociais destaca Guilhon como histórico militante do PT e de vários movimentos sociais e coletivos do Brasil, tendo protagonizado lutas políticas e sociais em Nova Friburgo nos últimos anos.

Dos seus 70 anos de idade, Guilhon dedictou 52 luta social. Militou na clandestina AP (Ação Popular), nos anos 70), na luta contra a ditadura e pela democracia. Foi fundador do PT, no qual milita há 43 anos. Foi sindicalista, Presidente do Sindicato dos Radialistas e dirigente da CUT RJ. Ajudou a construir e a coordenar o FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e a FaleRio – Frente Ampla pela Liberdade de Expressão do Rio.

Guilhon dirigiu as Rádios MEC e Nacional, durante os Governos Lula e Dilma. Durante 5 anos foi um dos principais coordenadores da Frente Brasil Popular RJ. Participa de vários coletivos e movimentos como o Coletivo Fernando Santa Cruz, o Coletivo Eder Sader, o Torcedores e Torcedoras pela Democracia, a Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia, e o Portal Favelas, entre muitos outros.

“Mexer com o companheiro Orlando Guilhon é mexer com centenas e milhares de militantes e ativistas”, expressa a nota, endossada por nós, do FNDC.

Por isso, neste domingo 27/8, vamos fortalecer o Ato Em defesa da Democracia, Respeito às Mulheres e Solidariedade à deputada Marina Silva do MST!

Do FNDC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo