Participantes do 8º CONATEE aprovam resoluções sobre organização e estrutura sindical

A questão da organização e estrutura sindical foi apresentada, debatida e aprovada na tarde do segundo dia de atividades do 8º Congresso da CONTEE, que acontece em São Paulo/SP, entre os dias 31/08, 1 e 2/09, na capital paulista.

Duas teses sobre o tema foram apresentadas: uma assinada pela maioria da diretoria executiva da entidade – apresentada pela professora Maria Clotilde Lemos Petta e pelo Professor Fabio Zambon – e outra da ArtSind e Sinpro ABC – apresentada pelos companheiros Cassio Bessa e José Jorge Maggio. A tese da maioria da executiva foi aprovada, reforçando a luta pela unicidade sindical e contra o fim da contribuição sindical.

Seguindo deliberação aprovada no 7º Congresso da CONTEE, foi debatida em seguida a relação da Confederação com as centrais sindicais – também dividas em duas teses. Uma delas, defendida pelos companheiros Gilson Reis e Edson de Paula, propôs a desfiliação da CONTEE à Central Única dos Trabalhadores. A tese que defendeu a manutenção da filiação à CUT foi defendida pela companheira Aparecida Oliveira Pinto e pelos companheiros José Ribamar Barroso, André Jorge Marinho e Marco Tulio Paolino.

A plenária decidiu pela tese de desfiliação da CONTEE à CUT, ressaltando o respeito à autonomia das entidades e auxiliando a unificação dos trabalhadores.

Daniele Moraes, de São Paulo/SP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo