Reunião da Executiva: Contee é parceira em pesquisa sobre a Covid-19 como doença do trabalho

Durante a reunião da Diretoria Executiva da Contee realizada na tarde desta quinta-feira (17), a pesquisadora Liliana Lima, secretária-geral do Sinpro Campinas e Região e coordenadora do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), foi convidada a apresentar à Confederação o projeto COVID-19 COMO UMA DOENÇA RELACIONADA AO TRABALHO, que conta com o apoio da própria Contee. A iniciativa já tinha sido tema do programa Contee Conta transmitido no dia 26 de abril pela TV Contee, com a participação de Liliana e da médica Maria Maeno, pesquisadora em Saúde do Trabalhador na Fundacentro.

“Vamos produzir um dossiê sobre a doença nas diversas atividades de trabalho, por meio de informações e percepções de pessoas que trabalharam e trabalham durante a pandemia fora de domicílio ou dentro de suas casas em companhia de colegas”, explicou Liliana. Ela acrescentou que 34 entidades, inclusive a Contee, são parceiras da pesquisa e que seus 23 pesquisadores estão utilizando “um formulário a ser respondido pelo celular ou por computador, além de entrevistas com algumas das pessoas que responderem às questões colocadas”.

“Paralelamente ao desenrolar da pesquisa, dados parciais e matérias jornalísticas serão produzidos para dar visibilidade aos diversos aspectos que envolvem a Covid-19, as condições e a organização de trabalho neste período de pandemia, as condutas das empresas nos cuidados de seus ambientes e nos casos de adoecimento de seus trabalhadores, as necessidades pelas quais estes passam para que ajudas de diferentes naturezas possam ser oferecidas”, esclareceu.

A pesquisa pode ser acessada no endereço www.congressointernacionaldotrabalho.com. Sobre a importância da sondagem, o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, alertou que, somente neste ano, a pandemia ceifou a vida de quase mil professores e auxiliares de administração escolar da rede particular de ensino do país. “É importante que tenhamos um levantamento também dos problemas pós-covid, as sequelas que ficam na saúde de quem foi acometido pela doença. A Contee e entidades filiadas devem empenhar-se na divulgação e colocar à disposição da categoria a pesquisa.”

10° Conatee

Na segunda parte da reunião, a Diretoria Executiva debateu questões referentes às teses — de conjuntura nacional e internacional, conjuntura educacional, trabalho sindical e balanço de gestão — que serão levadas à discussão dos delegados e delegadas do décimo Congresso Nacional da Contee (10° Conatee). Uma nova reunião dos diretores foi marcada para a próxima quarta-feira (23).

Por Carlos Pompe e Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo