Saaemg: Sindicato participa de encontro sobre saúde e segurança do trabalho na Fundacentro
O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado de Minas Gerais (SAAEMG) participou do Encontro sobre Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho em Minas Gerais (Fundacentro), na última sexta-feira (30), na sede do órgão, em Belo Horizonte.
O Encontro contou com a presença do presidente nacional da instituição, Pedro Tourinho de Siqueira, que falou sobre as perspectivas e desafios da Fundacentro no que diz respeito à saúde e segurança no trabalho; e do coordenador de Projetos da entidade em Minas Gerais, Gilson Reis.
O SAAEMG foi representado pela presidenta da entidade, Carolina Andrade dos Santos; pela diretora de Saúde e Esportes, Cristiane de Melo Lacerda Oliveira; o diretor de Infraestrutura, Ricardo Rocha Silva; a diretora do Departamento Jurídico do Sindicato, Rogerlan Augusta de Morais; e pelo diretor de Relações Sociais, Valdemar Moreira de Carvalho.
O encontro contou, ainda, com a participação de dirigentes de diversas entidades sindicais de Minas Gerais e da deputada federal Ana Pimentel (PT).
Parceria retomada
Além da palestra, um momento importante do Encontro foi o descerramento da placa que simboliza a reinauguração do Centro Estadual da Fundacentro em Minas Gerais e a retomada da parceria entre o órgão e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que havia sido cortada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Para a diretora do Departamento Jurídico do Sindicato, a retomada da parceria é fundamental para a classe trabalhadora, diante desse momento de verdadeira epidemia de doenças ocupacionais, especialmente as relacionadas à saúde mental, e da “escravidão moderna”, pois, além de defender os direitos dos trabalhadores, o Ministério do Trabalho detém os dados e as informações de que a Fundacentro necessita para desempenhar suas atribuições.
“Com a evolução da sociedade, novos tipos de riscos de doenças e acidentes ocupacionais têm surgido. Daí a necessidade de se aperfeiçoar as medidas de combate às formas de adoecimento no trabalho, de se criar normas regulamentadoras que possam combater as doenças, minimizar os tipos de inseguranças no trabalho, prevenir o adoecimento e até mortes nos locais de trabalho e proteger os trabalhadores. Por isso, mais do que nunca, é preciso retomar e fortalecer a parceria entre a Fundacentro e o MTE”, explica Rogerlan.
Quase 60 anos de história
A Fundacentro é uma fundação pública do Brasil que se dedica a estudos e pesquisas sobre segurança, higiene, meio ambiente e medicina do trabalho. Foi criada em 1966 para lidar com os crescentes índices de acidentes e doenças no trabalho, com o objetivo de promover a segurança e saúde dos trabalhadores. Entre suas principais atividades e objetivos, estão:
– Pesquisa e desenvolvimento: realizar pesquisas em segurança e saúde no trabalho, buscando identificar e mitigar riscos, e desenvolver novas tecnologias e métodos de prevenção.
– Difusão de conhecimento: promover e disseminar informações e conhecimentos sobre segurança e saúde no trabalho através de cursos, congressos, seminários, palestras e materiais didáticos.
– Prestação de serviços: realizar serviços técnicos especializados a empresas, órgãos públicos e outras entidades, como consultorias, avaliações de riscos e treinamento de pessoal.
– Elaboração de normas: elaborar e revisar normas de higiene ocupacional (NHOs), que servem como referência para a avaliação e prevenção de riscos ambientais no trabalho.
– Parcerias e rede de contatos: estabelecer parcerias com universidades, instituições de pesquisa e organizações internacionais. O órgão possui uma vasta rede de laboratórios e bibliotecas especializadas.
– Atuação em diversas áreas: atuar em diversos setores, incluindo a educação, indústria da construção, agricultura familiar e em questões como trabalho e relações trabalhistas mediadas por tecnologias digitais, saúde mental dos trabalhadores e mudanças climáticas.
SAAEMG: Somos trabalhadores, somos educadores!