SBPC se une a mais de 300 entidades para realizar Marcha Virtual pela Vida

O Dia “V” é 9 de junho! Junte-se a diversas entidades da sociedade civil e toda a população do País nesta manifestação em defesa da vida, da saúde e do SUS, da solidariedade, do meio ambiente, da democracia, da ciência e da educação. Veja como participar!

Mais de 300 entidades, instituições e movimentos de todos os setores da sociedade civil já aderiram à Marcha Virtual pela Vida, manifestação em defesa da vida, da saúde e do SUS, da solidariedade, do meio ambiente, da democracia, da ciência e da educação, que acontece nesta terça-feira, 9 de junho, nas redes sociais. Intelectuais e artistas também têm manifestado apoio ao ato por meio de declarações em vídeos.

Organizada pela Frente pela Vida, movimento conduzido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e a Rede Unida, a manifestação virtual é baseada em seis pilares, expressos em na declaração “Marcha Pela Vida”:

  • O direito à vida é o bem mais relevante e inalienável da pessoa humana, sem distinção de qualquer natureza;
  • As medidas de prevenção e controle no enfrentamento da pandemia da COVID-19 devem ser estabelecidas com base científica e rigorosamente seguidas a partir de planejamento articulado entre os governos federal, estadual e municipal;
  • O Sistema Único de Saúde – SUS é instrumento essencial para preservar vidas, garantindo, com equidade, acesso universal e integral à saúde;
  • A solidariedade, em especial para com os grupos mais vulneráveis da população, é um princípio primordial para uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna;
  • É imprescindível para a vida no Planeta a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, garantindo a todos uma vida ecologicamente equilibrada e sustentável;
  • A democracia e o respeito à Constituição são fundamentais para assegurar os direitos individuais e sociais, bem como para proporcionar condições dignas de vida para todas e todos os brasileiros.

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, explica que a manifestação virtual chamará a atenção para valores que estão em cheque neste momento de grave crise sanitária, econômica e social que o Brasil enfrenta, especialmente com a pandemia do coronavírus. Atualmente, o Brasil é o epicentro da covid-19 na América Latina, com o maior número de casos no mundo e a maior taxa diária de mortes. “A situação é gravíssima. Isso exige de todos nós união, para que nos mobilizemos na busca de medidas para mitigar os impactos dessa pandemia, para o bem comum de toda a população. Esta marcha é um alerta para a importância da preservação da vida”, diz.

Todos estão convidados para participar da Marcha Virtual pela Vida, no chamado Dia “V”. A manifestação contará com atividades locais e regionais de entidades, instituições e organizações de todos os setores na parte da manhã, e debates virtuais de âmbito nacional, na parte da tarde, com a participação de cientistas, personalidades, gestores públicos e artistas.

Além dos debates online, as entidades promoverão um tuitaço no dia das 12h às 13h com a hashtag #MarchaPelaVida.

Às 16h será realizado um ato político com a apresentação dos pontos essenciais defendidos na Declaração “Marcha Pela Vida”, endereçada a parlamentares.

A manifestação se encerra com apresentações culturais online transmitidas das 18h às 19h.

Os participantes da Marcha Virtual pela Vida também poderão mostrar na internet onde estão se manifestando em tempo real, através do aplicativo Manif.app, ferramenta criada na França e que já vem sendo utilizada no País para manifestações em tempos de coronavírus. Muito simples de navegar, o aplicativo permitirá que as pessoas mostrem seu apoio à manifestação por meio de um avatar, obedecendo as recomendações da OMS de distanciamento social para evitar a disseminação da covid-19.

VEJA A PROGRAMAÇÃO GERAL DA MARCHA VIRTUAL PELA VIDA:

Manhã: Atividades setoriais/locais associadas ao tema VIDA (webinars, etc.)

12h-13h: Tuitaço com a hashtag #MarchaPelaVida

12h: Manifestação virtual em Brasília, com avatares (Manif.app)

13h-15h: Painel online de depoimentos de pessoas de todos os setores sociais em torno dos 6 eixos da Declaração “Marcha pela Vida”;

16h: Ato político de apresentação pública dos pontos essenciais da Marcha;

18h-19h: Programação cultural

Informações sobre a manifestação estão disponíveis no site oficial da Marcha (www.marchavirtualpelavida.org.br) e nas redes sociais da SBPC – Fabebook, Youtube, Twitter e Instagram (@SBPCnet).

As entidades interessadas poderão fazer a adesão à Marcha no site oficial: www.marchavirtualpelavida.org.br.

A Marcha Virtual pela Vida é de todos nós. Participem!

SBPC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo